“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Se alguém souber de um planeta à venda...
Dê uma olhada à sua volta. Quantos novos produtos você comprou nos últimos meses? Produzido anualmente pelo Worldwatch Institute, o relatório Estado do Mundo – 2010 acaba de ser lançado numa versão em português. E aponta que nunca antes nesse mundo se gastou tanto em bens e serviços.
Não é preciso pensar em um longo período. Se olharmos só para os números de 2008, por exemplo, a coisa já é assustadora. Naquele ano, 68 milhões de veículos, 297 milhões de computadores e um bilhão de celulares foram vendidos mundo afora. Nos últimos dez anos, o consumo global aumentou 28%. Em cifras, são 30 trilhões de dólares tirados dos bolsos para alimentar os anseios humanos.
A curva de crescimento não breca. E para dar conta de tanto consumo, os recursos naturais são espremidos até o bagaço. Entre 1950 e 2005, a produção de minérios subiu seis vezes, a de petróleo oito e de gás natural, 14 vezes. Em tempos de mudanças climáticas isso é uma péssima notícia.
Segundo o relatório, para aguentar o atual padrão de consumo mundial, precisaríamos de outros cinco planetas Terra. E como planeta não se acha em shoppinhg, a alternativa é, sim, transformar o padrão de consumo. É sair da mentalidade do descartável. Ficar com aquele celular que é velhinho, mas funciona que é uma beleza.
Para baixar o relatório em português, clique aqui. E assista aqui uma reportagem na GloboNews sobre os dados divulgados.
Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/se-algum-souber-de-um-planeta-venda/blog/12864
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário