quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Que impactos um vazamento de petróleo, como o do golfo do México, pode causar à fauna e à flora de uma região?


Quando ocorre um vazamento de petróleo ou de outro material tóxico, todos os seres que fazem parte do ecossistema afetado sofrem de alguma forma. A intensidade desses efeitos varia, como mostra o infográfico ao lado.

1. MORTE IMEDIATA Peixes, aves, zooplâncton e fitoplâncton não resistem às toxinas presentes na água e no solo e morrem.

2. FUGA Animais que têm a migração como uma de suas características, como as aves, podem sair da região para evitar a poluição.

3. RESISTÊNCIA Pequenos invertebrados como as ostras podem sobreviver ao acidente. Eles filtram a água do mar e armazenam toxinas.

4. CONTAMINAÇÃO Os invertebrados, que estão na base da cadeia alimentar, são ingeridos pelos demais, que assim também se contaminam.

5. RECUPERAÇÃO O ambiente se regenera de forma gradual, à medida que o petróleo se dispersa com a movimentação da água.

Consultoria Sergio de Oliveira Lourenço, presidente da Associação Brasileira de Biologia Marinha (ABBM) e chefe do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal Fluminense (UFF).



Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/impactos-vazamento-petroleo-como-golfo-mexico-pode-causar-fauna-flora-regiao-594556.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário