quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Educação Ambiental Já!

Educação ambiental: Mais que um remédio, uma vacina para o futuro do planeta!

Muito embora sejam inegáveis as conquistas e avanços científicos galgados, principalmente após a revolução industrial, continuamos primitivos em determinados setores, especificadamente na forma como encaramos nossos semelhantes e os nem tão semelhantes. Carecemos de uma educação melhor dirigida a estes aspectos e ainda no que diz respeito ao nosso lar: planeta terra.

Infelizmente temos a triste tendência de fazermos do outro - seja ele ser humano, animal, enfim a natureza – um objeto de satisfação de nossos desejos e para tanto não medimos esforços e tão pouco conseqüências.

Tal conduta – um tanto quanto egoísta – tende a transformar o meio ambiente em algo para ser usado como bem se entender e as conseqüências de tais atos são enormes e claras: extinção de espécies, degradação do meio ambiente, doenças causadas por poluição, e por ai vai....

As idéias ligadas à EA (educação ambiental) surgiram nos anos 1970, sendo o lançamento do livro Primavera Silenciosa/1962, pela Jornalista Rachel Carson, um importantíssimo passo para a conscientização e crescimento dos movimentos ambientalistas mundiais.

Temos que hoje a EA é garantida pela lei em todos os níveis educativos. Entretanto um maior envolvimento entre os responsáveis, bem como uma formação especifica para que os educadores possam de fato transmitir uma mensagem significativa se faz imperativa. E principalmente incorporar a EA em nossos lares, estabelecimentos e afins.

Não podemos nos prender a condutas reativas e o melhor caminho para buscarmos um mundo habitável e garantirmos um desenvolvimento sustentável vai alem de remedinhos aqui e acolá. Precisamos de uma vacina eficaz!

Se quisermos um mundo melhor, habitado por pessoas mais humanizadas e mais preocupadas com seu lar (planeta terra), temos que melhor educar nossos filhos e efetivamente incluir a EA, que nesse contexto representa a vacina que garantirá o futuro do planeta.

Degmar Augusta da Silva



Fonte: http://www.universoambiental.com.br/novo/colunas_ler.php?canal=8&canallocal=13&canalsub2=38&id=235

Nenhum comentário:

Postar um comentário