quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Robô comedor de óleo pode ajudar a conter vazamentos no mar


Uma frota de pequenas máquinas seria capaz de salvar a vida marinha e ainda reaproveitar o petróleo
por Redação Galileu
O Aeros (Airborne Robotic Oil Spill Recovery System) é uma frota de pequenos robôs parecidos com embarcações capazes de cercar o petróleo derramado no mar com cordões e filtrá-lo. Em desenvolvimento pela empresa de combate a desastres ambientais Global Response Group (GRG), os robôs usam centrífugas para separar retirar o petróleo da água do mar e armazená-lo para ser reaproveitado.

O robô não-tripulado é capaz de filtrar cerca de 11 mil litros de óleo por minuto. A empresa responsável pelo Areros está contruindo um protótipo para ser testado em um vazamento experimental ano que vem. Eles também estão em contato com o governo chinês sobre a construção de uma base de robôs para proteção das águas pesqueiras do país contra possíveis acidentes decorrentes da perfuração em águas profundas. O sistema deve custar cerca de US$ 800 milhões, de acordo com a revista Popular Science.

Mais de 40 milhões de barris de óleo já foram parar no oceano desde 1970. Se o sistema funcionar, as consequências de acidentes como o da plataforma Horizon da BP podem ser minimizadas.


Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI158243-17770,00-ROBO+COMEDOR+DE+OLEO+PODE+AJUDAR+A+CONTER+VAZAMENTOS+NO+MAR.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário