“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Desastres ambientais com chumbo assolam Hungria e Nigéria
O que Hungria e Nigéria têm em comum? A semelhança que envolve o país europeu e o africano, respectivamente, não é nada animadora: as duas nações sofrem atualmente em razão de desastres ambientais relacionados ao vazamento e envenenamento por chumbo.
Na Hungria, o vazamento de lama tóxica de uma empresa de alumínio na segunda-feira, 4 de outubro, deixou quatro mortos, seis desaparecidos e 116 feridos. O acidente na cidade de Ajka ocorreu depois que um dique repleto de "barro vermelho" (substância tóxica, corrosiva e alcalina) rompeu. As vítimas que não sobreviveram foram arrastadas pelo lodo formado por um milhão de metros cúbicos da substância química e água, segundo informações das autoridades.
"É uma catástrofe ecológica", definiu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Zoltán Illés, que indicou que o vazamento ameaça três rios húngaros. A Hungria abriu um inquérito criminal nesta quarta-feira, 6 de outubro, para apurar o vazamento de lama tóxica e a União Europeia pediu às autoridades que se esforçem para deixar a substância contaminada longe do Danúbio (o segundo maior rio da Europa), o que afetaria outras seis nações: Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Ucrânia e Moldávia.
Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/desastres-ambientais-com-chumbo-assolam-hungria-e
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário